CBV homenageia duplas do vôlei de praia pelos 25 anos das medalhas olímpicas em Atlanta-1996

Publicado em: 22/10/2021

CBV homenageia duplas do vôlei de praia pelos 25 anos das medalhas olímpicas em Atlanta-1996
Urca é o palco das partidas e da homenagem (Créditos: William Lucas/Inovafoto/CBV)

Os 25 anos da dobradinha brasileira no primeiro pódio olímpico da história do vôlei de praia serão comemorados pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na terceira etapa do Circuito Brasileiro, que acontece na Urca, no Rio de Janeiro. No dia 27 de julho de 1996, em Atlanta, Jackie Silva, Sandra Pires, Adriana Samuel e Mônica Rodrigues se tornaram as primeiras mulheres brasileiras a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos. Em uma final histórica, Jackie e Sandra levaram o ouro ao venceram por 2 sets a 0 (12/11 e 12/6). Adriana e Mônica ficaram com a prata. O quarteto e seus técnicos, Wantuil Coelho e Marco Freitas, receberão placas comemorativas da CBV no intervalo entre as finais masculina e feminina, que acontecem no domingo (24.10), a partir de 10h.

 “Jackie, Sandra, Adriana e Mônica são inspiração para qualquer atleta. Elas entraram para a história não apenas pelas medalhas, mas por levarem as mulheres brasileiras ao pódio olímpico pela primeira vez. A CBV não poderia deixar passar essa marca de 25 anos de um momento tão importante para o vôlei e para todo o esporte nacional”, diz Adriana Behar, CEO da CBV e medalha de prata nos Jogos de Sidney-2000 e Artenas-2004.

Mil vezes Ágatha

 Na manhã desta sexta-feira (22.10), a medalhista olímpica Ágatha alcançou a milésima vitória da carreira ao superar, ao lado de Duda, a dupla Val/Verena (RJ/CE), por 2 sets a 0, na segunda rodada do grupo A, na arena montada na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ). 

“Estou muito feliz com esta marca tão expressiva. Alcançar a milésima vitória é algo inacreditável. Eu quero agradecer a todas as atletas que fizeram parceria comigo, todos os fãs, todos os profissionais que me acompanharam. É uma marca de persistência e muito amor ao esporte e ao vôlei de praia, que é a minha vida”, disse Ágatha.  

As quartas de final da terceira etapa serão disputadas neste sábado (23.10), a partir de 8h (de Brasília). No masculino, estão classificados Evandro/Álvaro Filho (RJ/PB), Luciano/Vinícius (ES), Hevaldo/Adelmo (CE/BA), Alison/Guto (ES/RJ), Vitor Felipe/Renato (PB), Arthur Lanci/Pedro Solberg (PR/RJ), Oscar/Saymon (RJ/MS) e André/George (ES/PB). 

Entre as mulheres, continuam na briga pelo título Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ), Val/Verena (RJ/CE), Tainá/Vic (SE/MS), Rebecca/Talita (CE/AL), Maria Elisa/Fernanda Berti (RJ), Elize Maia/Thâmela (ES), Andressa/Vitória (PB/RJ) e Duda/Ágatha (SE/PR).

As quartas de final e as duas primeiras semifinais têm transmissão ao vivo pelo canal Vôlei de Praia TV. As duas últimas partidas do dia, a partir de 16h15, serão exibidas no SporTV 2.

 CBV anuncia duplas convidadas para a etapa brasileira do Circuito Mundial, em Itapema (SC)

As duplas Vitor Felipe/Renato Andrew (PB) e Elize Maia e Thâmela (RJ) disputarão como convidadas o torneio principal da etapa brasileira do Circuito Mundial, que acontece entre 10 e 14 de novembro, em Itapema (SC). Pelo regulamento da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o país sede indica uma dupla de cada gênero para o torneio principal.  

A escolha da CBV levou em consideração o desempenho das duplas no Circuito Brasileiro - Vitor Felipe/Renato Andrew venceu a primeira etapa; e Elize Maia/Thâmela, a segunda – e o fato de as duas parcerias terem ao menos um atleta jovem, casos de Renato e Thâmela, ambos com 21 anos. Esse incentivo a jovens talentos do esporte também ocorre no Circuito Brasileiro. Na segunda etapa do Open, por exemplo, participaram como convidados os finalistas da etapa de abertura do Brasileiro sub-21.

Além das duplas convidadas, o Brasil será representado por outras 13 parcerias (sete no feminino e seis no masculino). 

GALERIA DE FOTOS

TABELA DE JOGOS

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro 


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Bet7k

COPATROCINADOR

Parceiros Oficiais